segunda-feira, maio 17, 2004

O novo conto do vigário

Se estão apensar tornar-se burlões profissionais, além dos métodos tradicionais de ir para o metro pedir vinte cêntimos — que é só o que falta para comprar o bilhete; ou ir para o Arco do Cego, pedindo assim um pouco mais (um euro, por exemplo); ou ir para um país estrangeiro (fazer-se de estrangeiro no próprio país também serve) vivendo da esmola alheia a um pobre turista que foi "assaltado"; vale a pena juntar este método.

Para facilitar a aprendizagem, utilizamos um sistema pedagógico muito popular: a lista ordenada. Tomem nota:

1. Encontrar uma igreja evangélica onde se seja completamente desconhecido. (Ser brasileiro em portugal ajuda imenso: é muito difícil que nos conheçam, a língua é a mesma e ainda por cima o à vontade natural é uma ferramenta utilíssima. Ser português no Brasil deve resultar igualmente bem, uma vez que os portugueses, quando no estrangeiro, transfiguram-se e são capazes de coisas que absolutamente nunca fariam no seu próprio país.)

2. Assistir a um culto em que se cante o hino "Somos um pelos laços do amor".

3. No fim do culto, ao cumprimentar o pastor perguntar: "Somos um pelos laços do amor, é ou não é verdade?" (Nenhum pastor terá coragem de contradizer tal afirmação depois de ter cantado tal hino.)

4. Quando o pastor responder que sim, aproveitar para pedir €250 emprestados.

5. Se o pastor ficar boqueaberto — quem não ficaria — e pedir para esperar um pouco, dizer que se está com pressa e entregar um papelinho com um número de telemóvel, pedindo que lhe telefone.

Há gente com muita lata...

Sem comentários: