sábado, fevereiro 28, 2004

A Nostalgia Continua

Afinal o Paulo não tirou aquilo do Kazaa, veio deste site aqui. Podem fazer o download do filme neste link. Tem 3,1 Mb. Podem encontrar a história do vídeo aqui.

Nostalgia

Seguindo a onda do nosso caro Nuno no Mukankala, esta semana tenho andado a distribuir o vídeo dos Marretas sacado pelo Paulo (que infelizmente não tem blog) do Kazaa.

E como ele diz: os de agora não são tão expressivos.

Tentei por todos os meios conseguir pôr aqui um link, mas não foi possível. O meu servidor (como a maioria dos que encontrei) não aceita a maioria dos ficheiros de vídeo e não aceita ficheiros com mais do que 1 Mb. Será que alguém conhece algum alojamento gratuito que permita este tipo de coisas? (Estou a pedir muito, eu sei. Mas pedir não custa...)

Última Aquisição

Enquanto a Voz e o mano recomendam Bob Dylan e Primal Scream respectivamente, eu recomendo Béla Bartók, 44 duos para violino.

Obra originalmente escrita com fins didácticos para miúdos, tocada por graúdos. Podem ouvir aqui. Permitam-me recomendar a faixa 3, 9 e 18. Tocam András Keller e János Pilz, dois conterrâneos do compositor.

linkagem

Pois é, chegou a minha vez de alargar o meu Prontuário. O Pastor Regueiras tem um blogue, Vara Verde. E lembrem-se: a verse a day doesn't keep satan away...

Descobri um blog que aponta para o meu, o do Grão de Mostarda. Não sei quem és, nem se te conheço... Pelo menos não consto nas "Plantações Amigas", o que quer dizer qualquer coisa.

Acrescentei Xplore Jesus às minhas recomendações. Recomendo.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Esclarecimento

Desconfio das opiniões daqueles que falam/citam de/a Bíblia e dão calinadas como gente grande. Sem querer desvalorizar o conteúdo dos seus escritos, e muito menos a sua pessoa:

Os evangelhos são tudo menos doutrinários — são narrativos, quando muito, ligeiramente apologéticos, caro Nuno. Nós é que extraimos a doutrina (às vezes inventamos, diga-se) das narrativas.

Dizer que o conselho de Jesus (Mateus 6:2) contraria a sua maneira de agir é ignorar a quantidade de vezes que ele procurou e pediu segredo em relação ao que fazia. Além de que demonstra alguma falta de compreenção da mensagem deste texto, exmo. António.

Também já tenho cometido o erro de citar (falar de) coisas que não li, ou li apressadamente. Enfim... Toca a todos!

Pergunta

Acham que a cruxificação era pouco violenta? Acham que a cruxificação de Jesus, o Cristo, foi mais suave que as dos que o antecederam, o acompanharam, ou o seguiram?

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

The Passion Of The Christ

O que Holiwood faz para promover um filme! Criar um ambiente de suspeição acerca da hipótese de ser ou não ser anti-semita...

Conseguiram! O próximo filme que quero ir ver é mesmo este:

Para a Ninokas

A pedido da Ninokas, cá vão algumas fotos que tirei no Algarve. Desde já peço desculpas por não colocar legendas nas fotos. Quando souber legendá-las correctamente, isto é, sem me enganar nos nomes dos sítios, pode ser que as legende.



Descansem os meus caros leitores: estou consciente que isto não é um fotolog. Mas dêem uma vista de olhos. Há coisas que Deus fez e que nós ainda não conseguimos estragar completamente.

Divórcio

Estou a ter uma relação difícil com o PC depois deste me ter eliminado um post de cerca de uma página A4 de tamanho. Pretendia responder a algumas questões levantadas noutros blogs, mas o Windows XP portou-se quase como o 98. Com ecrã azul e tudo!

Isto já aconteceu a semana passada e ainda não tive coragem para voltar a escrever. Isto quer dizer qualquer coisa...

Quando tiver coragem para voltar a escrever, fá-lo-ei.

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

automaticamente desqualificado...

Há muito que descobri que os automatismos são autocráticos e ditatoriais. Infelizmente são precisos demasiadas vezes. Mas entre os automatismos, o que mais odeio são os sites que vomitam música (sobretudo aqueles com um .mid ranhoso).

Homens e animais

Vi um chimpanzé falar linguagem gestual americana (a palavra falar é absolutamente literal). Talvez todos nós lhe devessemos seguir o exemplo.

Desaparecimento...

Caro Voz, saiba V. Exa. que o seu nome não desapareceu do ranquingue. Desceu apenas meia dúzia de lugares, para 828º lugar. Efectivamente Tiago 4:6 aplica-se na perfeição. O meu conselho é 1 Pedro 5:6 — Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

Algarve 2

Este fim-de-semana convenceu-me. O Mês de Educação Teológica continua a valer a pena.

Algarve

De facto, não é necessário ser-se rico. O importante é ter bons amigos. Excelente fim-de-semana. (Quando arranjar um servidor de jeito ponho cá fotos.)

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Adeus, Beethoven

Não deu! Bem tentei, mas não consegui ir assistir à minha premiére ao vivo da 9ª Sinfonia de Beethoven na Gulbenkian. Os bilhetes já estavam esgotados desde Setembro (provavelmente com uma quantidade de ignorantes e snobs que só lá vão porque é in). E os bilhetes para os estudantes de música devem ter esgotado em 10/15 minutos, uma vez que foi esse o meu atraso em relação à abertura das bilheteiras.

Deve ter sido um bom concerto, a julgar pelo maestro, depois da minha experiência da semana passada.

Sinto-me frustrado! Esta é a minha semana da frustração. Espero que não se prolongue.

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Hoje estou difícil. Ainda por cima, corri o dia todo e não fiz nada. A frustração está a começar a dar conta de mim. Vou mas é ler um dos livros para a aula de metodologia.

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Palavra Profética

Dei um salto lá e descobri que as discussões estão quentes. Apareceu por lá um ateu que tem alimentado umas discussões. E mais: não o expulsaram! (Não me entendam mal! Ainda bem que é assim.)

Louvor

O meu irmão ultrapassou a minha «mulher»...

links

Actualizei os links. As minhas desculpas àqueles que desceram no ranking. Não é desconsideração! É simplesmente ordem alfabética.

Elevador para a arca de Noé

Parabéns à Deusa do Lar. Gostei!

Por uma questão de respeito não incluo aqui o desenho. Cliquem no título.

Fora da Lei

Serve este post para arguir o Fora da Lei pela a suspensão do seu blog e evitar que seja apagado. Embora provavelmente não seja uma pessoa tão importante como o Aviz, espero que o link ali ao lado também te impeça de apagar o blog.

Entenda isto V. Exa. como uma exortação à continuidade.

Szymanowski

Ontem vinha a ouvir a Antena 2, o programa Questões de Moral [anotação para os moralistas militantes: não é um programa moralista] e descobri, pela narrativa, que o Karol é gay. As coisas que a gente descobre. As coisas acerca dos mortos que, hoje, interessam às pessoas...

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Ecumenismos

A Voz fala da difícil relação da sua mãe com os romanos (2004-01-27), e de como a sua própria relação é diferente.

Este talvez seja um dos maiores fossos intergeracionais do nosso tempo. Esperemos apenas que os nossos filhos não repitam a história dos nossos tetra-tetra-avós.

κοινή

Comum uma ova! É difícil que se farta!

Itnerários complicados, auto-estradas, pneus furados e reboques

Foi um dia e tanto! Depois do culto da manhã, partimos à aventura em busca do templo da Igreja Baptista da Maceira para participarmos no culto de aniversário daquela igreja. Fomos, mesmo sem anjos, por aí acima.

Aventura #1 foi encontrar o templo, mas lá chegámos. Atrasados — templo cheio, à espera do pregador e respectivos dos filhos.

No regresso, ao invés de virmos direitinhos a casa, fomos visitar a tia da américa que está por terras lusas — subimos mais um pouco. A prudência aconselharia uma viagem directa para casa, de modo a aconchegar a irmã nos lençóis a horas cristãs, mas comigo as coisas não funcionam sempre assim, nem sempre sigo a razão...

Aventura #2 foi o regresso a casa. Saído de casa dos tios, meti-me a caminho, faltavam dez minutos para as dez horas. Mais uma vez, segui sem anjos (e desta vez fizeram falta...). Fazendo uma média (km/hora) bastante boa para o meu boguinhas, estavamos no km 39 da A1, faixa esquerda, velocidade mínima 120km/hora: bum, bum, bum, bum; travagem rápida, deslocamento relâmpago para a berma; luzes de emergência, triângulo de sinalização, chave de rodas na mão, macaco pronto a utilizar.

Acho que os senhores da casa de pneus têm um compressor demasiado forte e, força para aqui, força para ali, salto para cima, força para baixo: chave de rodas estragada. Tive que chamar um reboque.

A minha maior frustração é que: com tanta gente na estrada que não tem o material obrigatório e com tantos mais que nem sabem trocar um pneu, calhou-me a mim — que tenho todo o material e sei como fazer o serviço — a necessidade de chamar um reboque para resolver uma coisa tão ridiculamente fácil. E para piorar as coisas, uma das exclusões do meu contrato de assistência em viagem é, adivinhem... Isso mesmo: furos! Tive que desembolsar.

Moral da história: chegámos a casa quase à 1:00 AM (a velocidade não valeu de muito...).

Apesar de tudo, agradeço a Deus não ter perdido o controle do carro (o que é tremendamente fácil nestas situações). E depois, já tenho que contar aos meus netos...

sábado, fevereiro 07, 2004

Comments

Pois é, com a preciosa ajuda do Joca (dos Paletós) — obrigado —, consegui perceber porque é que no meu blog não havia comentários. Agora já podem comentar os meus posts. Bem no final de cada post, encontram um link "comenta aqui (#)". Usem-nos.

Gulbenkian com Boris Belkin e Günther Herbig, Metropolitana com Olivier Cuendet

Valeu a pena sair de casa ontem. Valeu a pena a maratona. Dois concertos fantásticos.

19:00 horas, Orquestra Gulbenkian, Grande Auditório da fundação. Günther Herbig aos comandos e Boris Belkin no violino. Interpretaram Abertura Egmont de Beethoven e Concerto nº 1 para violino e orquestra de Prokofiev na 1ª parte, 8ª Sinfonia de Beethoven na 2ª parte.

Violinista: *****
Maestro: *****
Orquestra: *****

Do melhor. Se é verdade que os meninos desta orquestra têm dias, então ontem foi, definitivamente, dia SIM. Que pianíssimos! Teria sido uma lástima não conseguir bilhete (o que quase aconteceu). Que bem que sabe ouvir uma orquestra portuguesa a tocar tão bem! Faz bem à auto-estima...



21:30 horas, Palácio Nacional da Ajuda, Orquestra Metropolitana de Lisboa. Olivier Cuendet aos comandos. Interpretaram Brahms: 8 Liebeslieder — Neun Walzer; Wagner: Siegfried-Idyll; Bartók: Divertimento para cordas.

Maestro: *****
Orquestra: ****

Não foi tão brilhante como o da Gulbenkian, mas foi muitíssimo bom. E a escolha do programa paga qualquer transtorno, até a amolgadela na porta da frente do lado direito no estacionamento (sobretudo porque a culpa foi do outro e não vou ser eu a pagar).

sexta-feira, fevereiro 06, 2004

Karol Szymanowski

Redescobri este senhor nos últimos dias. Nunca ouvi ou li algo deste senhor que não gostasse.



Nasceu em 1882, mas a obra que hoje redescobri tem a idade da nossa República Portuguesa. Romance, mas já muito diferente daqueles escritos pelos seus colegas do século XIX.

Lamento, mas neste momento não posso pôr aqui um link para vocês ouvirem. Se quiserem, registem-se (gratuitamente) neste site e ouçam a obra nesta página. Boa audição.

A mulher do meu blog

É verdade! Descobri que o meu blog tem uma grande mulher. É alta, loura e de olhos azuis. E é a referência mais activa para o meu blog. Sim, é isso mesmo, o blog dela é o que traz mais visitantes ao meu. Obrigado borboleta!

Cuidado com o cão...

Que estranho ter este post a falar de mim quando nunca falámos da espiritualidade do blog do meu mano.

Mas já que perguntas...

...

Já que perguntas...

Mas eu não tenho nada para responder!

Deixaste-me sem palavras! (Aproveita a oportunidade, sabes que ocasiões destas são raras.)

De qualquer dos modos, tens um bom blog. Recomendo!

domingo, fevereiro 01, 2004

Cheio...

Hoje foi o dia de aniversário da nossa igreja. Foi um dia cheio, mas valeu a pena.